Como tirar carteira de motorista - parte 1


Oi gente, beleza?

Eu sei que devia postar mais, mas a vida aqui rotinou, aconteceram umas coisas e vou tentar fazer uns posts legais pra dar uma reanimada no blog.
Eu coloquei como meta esse ano tirar a carteira de motorista, que eu tinha no Brasil mas nunca usei porque ao contrario de muita gente, eu realmente gosto de andar de ônibus, a pé e de bicicleta. Portanto carro pra mim não tinha uma importância muito significativa, mas eu tirei carteira no Brasil por obrigação social. E nunca dirigi. Tem 8 anos que eu não entro num carro.

Vamos ser realistas, Winnipeg não e' uma cidade para pedestres. Eu vivi esses últimos 3 anos sendo pedestre, usando transporte publico, andando de bike e pegando taxi. Mas se você quiser conhecer uma cidade vizinha por exemplo? Ou ir colher frutas do bosque? Ou ir no lago, ou ate mesmo comprar plantas em Shelmerdine? Você precisa criar a sugestão nos seus amigos e esperar que eles comprem a ideia porque senão você fica em casa pra sempre. Não existem ônibus intermunicipais, tem trem, mas não e' bate e volta e tem dias que não tem volta pra Winnipeg.

Cansei disso, amo sair com meus amigos, mas quero ser independente.

Esse post e' a parte 1 porque eu ainda estou na parte 1.

Para começar o processo, você precisa ir num Autopac qualquer (MPI, Hub, etc) e dar entrada no seu processo.

Você precisa levar 2 comprovantes de residencia e 2 ID com foto.

O comprovante de residencia precisa ter o seu nome completo e precisa ser algo oficial, como conta de luz, uma conta de cartão de credito. Um deles e' o MB Health Card. Se o seu nome for gigante como o meu e tudo o que você recebe vem com seu nome abreviado, você precisa ir no banco e pedir pro seu gerente uma carta onde tenha o seu nome completo, o seu endereço, a assinatura do gerente e a data do dia grampeado com alguma correspondência do banco que venha com seu nome abreviado  e endereço completo.

Meus ID's foram o passaporte e o PR. Se você não tem PR, você precisa fazer seu MB ID pra ter a segunda identificação com foto, custa $20 e vale por 5 anos.

Você paga $10 pra fazer a prova escrita e $5 se quiser comprar o livrinho, tem na internet de graça, não e' obrigado. (que diferença, ne?). Geralmente eles marcam a prova pra 2 semanas depois e você precisa ir num MPI (Manitoba Public Insurance).

Eu li o livro completo 2x, e fiz todos os quizes dessas paginas abaixo ate eu estar acertando tudo.

Quiz MPI
Quiz tests.ca

No dia marcado, fui no MPI da King Edward St, fui na recepção, entreguei meu cadastro. Depois me chamaram de novo e conferiram meus dados, fui ate um computador, coloquei uns números na tela, entrei no teste e passei. Errei 3 bem pegadinhas, mas importante e' que passei! :D

Bom, voltei pra recepção e me mandaram esperar. Depois fui chamada de novo e perguntaram se eu tinha carteira de motorista de outro pais, entreguei, mas precisava de tradução.
Ela fez meu exame de vista (de óculos porque eu preciso de óculos e não aquela jeguice no Brasil que você tira o óculos pra fazer o teste mesmo explicando que você não enxerga) e rapidinho eu estava na mesa dela.

Ela disse pra eu traduzir a carteira e levar em qualquer Autopac e la eles tirariam minha foto e eu pagaria pela minha carteira.

Traduzi minha carteira aqui no TAManitoba , eles fazem tudo pela internet e te enviam pelo correio. Mas eu fui la porque a área de pagamento do site não era segura e eu sou super paranoica. Eles estão na Portage & Main. Custou $52

Quando recebi fui no Hub e completei o cadastro, paguei pela carteira e tirei a foto na hora...

Ah! Eles cortam a sua carteira do Brasil pra evitar que você dirija com ela aqui porque não vale mais. Eu falei pra moça que eu tinha gastado muito dinheiro naquela carteira e ela cortou longe de mim preu não sofrer tanto. Mas ela se sentiu super culpada cortando. haha

Minha carteira 5a vai chegar pelo correio e eu tenho um papelzinho que e' a provisoria.

Agora e' pagar alguém pra me re-ensinar, espero que seja como andar de bicicleta.

Alguém passou por isso de ficar anos sem dirigir e voltar? Foi tranquilo?
Eu já acho que estou no lucro porque essa cidade e' toda plana, nem minha garagem tem rampa.

0 comments:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, volte sempre!