Comunicação de saída definitiva do Brasil



Achei um vídeo que explica e descobri que nem preciso ir na Receita (YES!)

Tem que fazer, porque se você comprar um bem fora do Brasil e não comunicar sua saída e decidir voltar, você terá problemas com a receita.

Pra fazer, é só entrar neste link aqui

Precisa de:

CPF
Titulo de Eleitor
Nº de recibo da última DIRPF entregue do exercício de 2014 (no meu caso que vou sair em 2015) O número do recibo é composto de 10 (dez) dígitos e pode ser obtido:
  1. Na impressão do recibo da última declaração do exercício de 2014, na parte inferior à direita; ou
  2. No programa IRPF 2014 instalado no computador com a última declaração transmitida do exercício de 2014, opção "Declaração" "Abrir".

Informe a data da caracterização da condição de não residente (ddmmaaaa)
Informe a data em que ocorrer a condição de não residente, correspondente:
  1. ao dia da saída, se em caráter permanente; ou
  2. ao dia seguinte àquele em que completou 12 meses consecutivos de ausência, no caso de saída do Brasil em caráter temporário.


Envio da Comunicação de Saída Definitiva do País
Para enviar a Comunicação de Saída Definitiva do País 2015 o computador deve estar, necessariamente, conectado à Internet.
  1. Termo de Responsabilidade Assinale este campo para indicar que as informações contidas nesta comunicação são a expressão da verdade e que está ciente da obrigação de apresentar a Declaração de Saída Definitiva do País do exercício de 2016, ano-calendário de 2015, no período de 1/3/2016 a 29/4/2016, e de efetuar o pagamento, do saldo do imposto, em quota única, até a data prevista para a apresentação da declaração. Após o preenchimento da Comunicação de Saída Definitiva do País, clique no botão Confirmar para transmitir a comunicação.
  2. Impressão do Recibo e da Comunicação de Saída Definitiva do País Para a impressão do recibo de entrega e da Comunicação de Saída Definitiva do País, clique no botão Imprimir Recibo e Comunicação de Saída.
  3. Gravar o Recibo e a Comunicação de Saída Definitiva do País A gravação do recibo de entrega e da Comunicação de Saída Definitiva do País poderá ser feita no disco rígido ou em mídia removível. Clique no botão Gravar Recibo e Comunicação de Saída.


Pra fazer é de boa, mas ainda tenho duvidas, vou continuar pesquisando. 

Por enquanto é isso, 

Tex

Um comentário:

  1. Olá,
    Se você ainda tem dúvidas sobre a Comunicação de Saída do País, dá uma olhadinha no nosso blog, que é dedicado aos brasileiros que vivem no exterior. Lá falamos não somente sobre a Comunicação mas, também, sobre a Declaração de Saída do País, que também é importante e deve ser enviada à Receita.

    http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/category/viver-trabalhar-estudar-no-exterior/documentacao/impostoderenda/

    Abs,
    Marlise

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!